O sonho da aquisição de um bem novo, seja ele um imóvel, um veículo, ou até mesmo uma cirurgia plástica pode ser facilmente realizado por diversos meios de pagamentos hoje em dia como, financiamento, consórcio, crédito pessoal, cartão de crédito, entre outras, mas o que poderia ser a realização do sonho de uma vida, pode se tornar um pesadelo quando não bem planejado financeiramente.
Neste artigo vamos falar especificamente de como se planejar para o consórcio, a modalidade de pagamento que tem voltado a crescer muito no país durante os últimos anos e tem se tornado a queridinha de muitos consumidores.
No primeiro trimestre deste ano, segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio), as vendas de novas cotas subiram 12% em comparação com o mesmo período anterior, isso significa um aumento de 886,3 mil cotas novas e um número de participantes ativos de mais de 8,5 milhões de pessoas. E diante de um cenário promissor como este, as ciladas sempre aparecem, então para evitar que você caia em uma delas e precise se desfazer do seu sonho, preparamos este artigo. Vem com a gente conferir como.
Reunimos algumas dicas para te ajudar a se planejar.
1. Monte um orçamento mensal
Reúna o quanto você ganha (seu salário e outros ganhos mensais) com todas as suas despesas, contas da casa, alimentação, gastos com farmácia, lazer, entre outros e veja quanto sobra do seu salário. Dessa forma, será possível verificar se seus próximos meses serão positivos ou negativos.
2. Saiba diferenciar suas despesas
É muito importante que você consiga identificar e diferenciar suas despesas e que saiba, principalmente, separar despesas essenciais dos desejos pessoais. Assim ficará mais fácil observar qual tipo de despesa está consumindo a maior parte do seu dinheiro, podendo te mostrar boas oportunidades de economizar e cortar gastos.
3. Acompanhe de perto seus gastos
Procure anotar todos os gastos diários, por menores que sejam, pois são eles os pequenos vilões que podem te atrapalhar no planejamento do orçamento.
4. Divida o salário com o método 50/30/20
Esse método é muito importante para te ajudar a conquistar o seu novo bem, pois com ele você conseguirá realmente ver quanto dispõe para pagar as parcelas mensais.
Neste método 50% do seu salário é destinado as despesas fixas como, aluguéis, mensalidades, contas da casa etc. 30% para gastos variáveis e livres, como lazer, algum curso e outras despesas que não sejam essenciais. Os 20% restantes são para investir e neste caso você pode utilizar para investir na realização do seu sonho.
5. Priorize os gastos importantes
Quando o salário entrar em sua conta, procure priorizar o pagamento das despesas mais importantes do seu orçamento, aluguel, contas de consumo, alimentação e procure já pagar a parcela do seu objetivo, desta forma fica mais difícil não sobrar o dinheiro para ele e você evita gastar com bobagens.
Com um bom planejamento financeiro estruturado você saberá exatamente quanto conseguirá pagar por mês nas parcelas do seu consórcio e poderá negociar e buscar por um negócio que realmente caiba em seu bolso.
Agora vamos te dar algumas dicas para evitar cair em uma cilada na hora de contratar um consórcio.
1. Procure uma administradora de consórcio autorizada pelo Banco Central.
2. Converse com diversas administradoras e verifique todas as condições dos consórcios oferecidos como prazo e taxa de administração.
3. Compare com outras formas de pagamento para checar se é a opção mais viável para você.
4. Não faça a adesão diretamente com o gerente do seu banco só porque ele te “empurrou” o consórcio prometendo ser o melhor negócio, pesquise. Lembre-se, o gerente do banco não é seu amigo, ele é um vendedor.
5. Não confie em vendedores que te prometem a contemplação sem lance logo nos primeiros meses. Sem um lance você depende exclusivamente da sua sorte. Esse é um dos maiores motivos de desistência do consórcio, a frustação de não ser contemplado de imediato.
6. Fique atento ao contrato, leia e entenda as cláusulas, pois é ele que irá direcionar a maneira como o seu dinheiro será gerenciado. Ele também trará informações como formas de contemplação permitidas no grupo (lance livre, lance fixo, lance embutido, sorteios), taxas aplicáveis (taxa de administração, fundo de reserva e seguros), multas em caso de cancelamento, entre outras informações.
O consórcio, juntamente com um bom planejamento financeiro pode ser o seu grande aliado na hora de conquistar o seu sonho, mas se mesmo assim surgir um imprevisto no meio do caminho e você precise adiar sua conquista e se desfazer da sua cota de consórcio, saiba que hoje em dia é possível fazer isso de forma segura, rápida e 100% digital. Confira nosso artigo Como vender meu consórcio e saiba mais.
Que nosso artigo tenha ajudado a você saber um pouco mais sobre como se planeja para o consórcio.
Conte com a gente!
Este site respeita a sua privacidade e utiliza cookies para aprimorar sua experiência e personalizar o conteúdo exibido. Ao prosseguir, você está concordando com nossa Política de Privacidade, que detalha como seus dados são tratados e seus direitos relacionados.